Sintomas de gastrite: Você sofre desse mal? Veja os sintomas e como tratar

Sintomas de gastrite

Para evitá-la e tratá-la é preciso reconhecer quais são os sintomas de gastrite para um diagnóstico precoce e prevenção de futuras complicações.

Confira o que é, causas, diagnóstico, tratamentos e sintomas de gastrite.

Sintomas de gastrite

O que é gastrite?

 

Antes de saber quais são os sintomas de gastrite é preciso entender o que é e como a mesma se desenvolve.

 

A gastrite é uma inflamação da mucosa gástrica, que é a camada de células que revestem o estômago por dentro, o protetor de acidez do suco gástrico. Embora não seja certo, é comum que o termo gastrite seja usado como um sinônimo para a dispepsia (dor ou desconforto no abdômen superior, e os sintomas de queimação, pressão ou plenitude relacionada muitas vezes, mas não necessariamente com as refeições).

 

Causas

  • O consumo excessivo de álcool
  • Hábitos alimentares (consumo de frituras, alimentos ácidos, refrigerantes, entre outros)
  • Drogas não esteróides (AINE)
  • Cirurgia de grande porte ou infecção (Helicobacter pylori está associada com alguns tipos de gastrite).

Segundo pesquisas, desde o final do século XX, o H. Pylori tem sido relacionado à patologia gástrica de uma forma ou de outra. Ou seja, o envolvimento dessa bactéria na úlcera gastroduodenal e como precursora de algum tipo de câncer gástrico é inquestionável, mas também desempenha um importante papel como causa de gastrite. De fato, quando sua prevalência tem sido estudada, mais da metade da população apresenta dados que confirmam a presença desse germe no estômago.

Quais são os sintomas de gastrite?

Os sintomas são muito variáveis, uma vez que cada indivíduo pode experimentá-los de uma maneira diferente. Os mais comuns são:

  • Desconforto ou dor de estômago
  • Náusea
  • Vômito
  • Arrotos
  • Queimação ou presença de sangue em vômito ou fezes.

Diagnóstico da gastrite

Após reconhecer os sintomas de gastrite é preciso procurar ajuda profissional para diagnóstico e tratamento.

O diagnóstico de gastrite é histológico, ou seja, é necessário realizar uma gastroscopia e obter uma amostra da mucosa gástrica por biópsia para que possa ser analisada. Portanto, o diagnóstico de gastrite não é apenas clínico (não baseado apenas nos sintomas), mas é necessário realizar testes invasivos (gastroscopia e biópsia) para confirmar sua existência.

Tratamento para gastrite

Geralmente, o tratamento inclui antiácidos e outros medicamentos que ajudam a reduzir a acidez do estômago, aliviando assim os sintomas de gastrite e favorecendo a cicatrização da irritação da parede. Se a gastrite estiver relacionada a uma doença ou infecção, esse problema também será tratado.

Finalmente, os pacientes são aconselhados a fazer mudanças em sua dieta, evitando certos tipos de alimentos, bebidas ou drogas que podem causar irritação na parede do estômago.

A classificação da gastrite é um pouco complexa, mas para se resumir, pode-se dizer que elas são divididas em formas agudas, crônicas e especiais de gastrite. Por esse motivo é fundamental que seja procurado por orientação médica para diagnosticar e tratar antes que apareçam complicações no caso.

Leave a Reply

Your email address will not be published.