5 dicas para fazer um bom SEO nas imagens

Você sabia que o  SEO nas imagens é importante para sua estratégia de posicionamento no Google? Bem, além de otimizá-los corretamente para que seu site carregue mais rápido, você precisa fazer uma série de ajustes para que o Google os indexe e os posicione nos primeiros resultados de pesquisa do Imagens do Google.

Todo blogueiro e agência digital deve investir alguns minutos nessa tarefa.

O que ganhamos fazendo SEO nas imagens?

seo para imagens

Imagine que escrevemos um artigo diário, com duas imagens por artigo, ou seja, 14 imagens por semana, 420 por mês … imagine um ano quantas vezes você pode enviar para o seu servidor, eu te digo, aproximadamente 5000 imagens.

Se você não tem um mínimo de otimização com as imagens, você terá um problema de desempenho.

No começo tenho certeza que você vai acreditar que as imagens não importam, elas são apenas um elemento decorativo, aconteceu comigo, mas agora eu invisto algum tempo com as imagens que coloco no blog, o que ganho com isso ? Bem, várias coisas:

  • Otimização. A página se torna menos pesada.
  • Organização. Se a imagem tiver um nome de arquivo de acordo com o que ela contém, quando tivermos milhares de imagens na biblioteca, será mais fácil encontrar a que procuramos.
  • Indexação. O Google atribui as palavras-chave à imagem nos resultados da pesquisa.
  • Tráfego. Consequentemente, com o acima exposto, temos mais tráfego para o nosso site, mais visitas.

Antes de enviar imagens para o seu blog, você deve ter uma série de considerações anteriores:

Monitore o tamanho da imagem

Vamos dar um exemplo, envie uma imagem pesada para o seu site, blog ou loja online. Ao mesmo tempo, várias visitas ao seu site carregam simultaneamente a mesma imagem. Uma dessas visitas é o robô do Google que passou para indexar novos conteúdos. Seu site está lento, o tempo de carregamento aumenta, suas visitas são impacientes e o Google toma nota.

Resultado ?

O mecanismo de pesquisa coloca um suspense que afetará o posicionamento do seu site.

Antes de fazer o upload de uma imagem, tente fazer com que ela ocupe o mínimo possível. Você pode usar programas como o Photoshop ou um editor de imagens para tentar reduzir o tamanho da imagem sem perder muita qualidade.

Uma boa maneira de fazer isso é reduzir o tamanho da imagem. Não adianta carregar uma imagem com uma resolução de 2000 × 1000 pixels quando você a incluirá em um artigo com um tamanho de 300 × 200.

Coloque palavras-chave como nome de arquivo

Esqueça a nomeação das imagens img0001234.jpg. Isso não ajuda em nada, nem ajuda você a se organizar melhor, nem sabe do que se trata a imagem, nem posiciona essa imagem nos mecanismos de busca.

Você já procurou por uma imagem no Google? Com certeza que sim. Se você observar os resultados da pesquisa, os primeiros resultados sempre corresponderão às palavras – chave inseridas no mecanismo de pesquisa.

É muito importante fazer um bom SEO nas imagens que ao entrar no post que você está escrevendo você nomeia as mesmas palavras-chave que o artigo terá para posicioná-lo corretamente.

Formatos que o Google gosta: jpg, gif e png

Esqueça o tipo .bmp, .tiff porque além de ser imagens pesadas que farão seu site ficar mais lentas que não são usados para projetar sites ou artigos para adicionar em um blog.

O texto que o rodeia

É inútil colocar uma imagem se o texto que a rodeia tem pouco a ver com o que a imagem contém. E com isso quero dizer que a imagem tem que estar relacionada ao título da página que você está escrevendo, o conteúdo que a envolve para cima e para baixo, os cabeçalhos etc.

Quanto mais relacionada a imagem e o texto, maior a relevância que o Google dará a você.

Texto Alternativo  Essencial

Deixo para o final o ponto mais importante de todos, o do texto alternativo.

O Google não é uma cabeça pensante, no momento, com a qual ao rastrear uma imagem ela não sabe o que ela contém, para isso existe o texto alternativo, que é uma descrição do que a imagem possui. Este texto também é usado pelo Google para mostrá-lo, caso a imagem não possa ser carregada.

É essencial fazer um bom SEO em imagens que tenham as mesmas palavras-chave ou palavras-chave que o artigo em questão onde está associado. Mas tão pouco você gasta com as imagens, se você vai adicionar 2 ou 3 fotografias, você usa sinônimos nos outros para não dar o cante.

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